Os 5 pecados capitais das clínicas de estética
Publicado em: 02/05/2017 Tempo de leitura: 3 minutos Por: Rafael F. Thibes
Garantir o grau máximo de satisfação é o objetivo principal de qualquer negócio, especialmente quando se trata da aparência, como é o caso das clínicas de estéticas. Isso, no entanto, é um grande desafio, pois as pessoas são diferentes e possuem desejos e necessidades ímpares. Vamos conhecer agora os 5 pecados capitais das clínicas de estética.
5 pecados capitais das clínicas de estética
Então, o que fazer para garantir a qualidade e conseguir manter os clientes satisfeitos? Simples: evite os 5 pecados capitais das clínicas de estética. Quer saber quais são eles? Continue a leitura e confira!
1. Medo de mudar métodos e estratégias ultrapassadas
Muitos profissionais possuem receio em investir em novas tecnologias para incrementar os serviços de estética. As técnicas tradicionais vão se tornando repetitivas e enfadonhas e o cliente procura algo mais exclusivo e inédito.
Preocupar-se em oferecer apenas preço baixo, mantendo os métodos tradicionais, abre margem para que os clientes percebam a falta de investimentos e busque a concorrência, que pode estar oferecendo serviços modernos e mais eficientes.
2. Não conhecer a concorrência
O reconhecimento e análise da concorrência é uma das principais ações para assegurar a sustentabilidade de um negócio. Identifique a forma que os seus concorrentes fazem marketing, seus métodos e equipamentos, se possui meios de produção, operação e capital.
É fundamental o conhecimento das forças e fraquezas dos seus concorrentes, mas a análise vai além uma de mera cópia. Utilize as informações para otimizar os seus produtos e serviços e oferecer diferenciais em relação aos concorrentes.
3. Perder o comando do negócio
É normal que muitos gestores não tenham conhecimento técnico. Em virtude disso, pode ser que funcionários não respeitem a autoridade ou as orientações do gestor. Mas se o gestor não tomar as medidas necessárias, pode perder o controle e colocar em risco os resultados.
Estabelecer regras claras e garantir o cumprimento por todos é uma das formas de manter o respeito. Deve haver cobrança e acompanhamento dos colaboradores no que diz respeito a horários e padrão de atendimento. As normas auxiliam na respeitabilidade no mercado, passando mais seriedade nos negócios.
4. Não usar a tecnologia a seu favor
Em um mundo cada vez mais conectado, deixar de utilizar a tecnologia pode distanciar o seu negócio de muitos clientes. Entre as soluções que as clínicas de estéticas não devem deixar passar, estão:
- redes sociais para divulgar o negócio;
- canal de vídeo explicando os procedimentos;
- blog para educar o público;
- WhatsApp, Facebook e/ou chat para comunicação;
- meios de pagamento digitais.
- software de gestão de clínicas;
5. Não conseguir cumprir prazos
Como você se sente ao chegar em algum lugar e ter que esperar horas para ser atendido? Ou, pior, descobrir que o agendamento não foi realizado?
Atrasos constantes, remarcações de consultas, erros de informações ou problemas com agenda evidenciam a falta de organização e irritam os clientes. Dessa forma, é necessário criar um fluxo de trabalho, identificando os problemas e realizando os ajustes necessários.
Cuidar da saúda, beleza e bem-estar das pessoas requer muita responsabilidade. Siga as nossas dicas e evite os 5 pecados capitais das clínicas de estética, fidelize os seus clientes e aumente os seus lucros!
E você, gostaria de acrescentar algum pecado que as clínicas de estéticas não podem cometer? Deixe o seu comentário!