Assessoria de imprensa para clínicas de estética, vale a pena?
Publicado em: 15/07/2015 Atualizado em: 08/09/2023 Tempo de leitura: 4 minutos Por: Rafael F. Thibes
A assessoria de imprensa é uma excelente ferramenta para chamar a atenção do cliente para o seu negócio. No entanto, sem associá-la a uma boa equipe de vendas não é possível contar com resultados.
Beleza e estética podem ser um excelente caminho para quem deseja empreender. Só no quesito “consumo de produtos de beleza”, o Brasil já ocupa o terceiro lugar, ficando atrás dos Estados Unidos e da China. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor apresentou um crescimento médio de 10% chegando a faturar R$ 43,2 bilhões em 2014. A busca por serviços estéticos também é crescente. De 2013 para 2014, houve um aumento de 32% na demanda por este tipo de atividade.
Assessoria de imprensa para clínicas de estética, vale a pena?
Quem atua no ramo sabe que, com o aumento da demanda, é comum que a concorrência também se torne mais acirrada. Por isso muitas clínicas de estética acabam tendo dúvidas sobre quais ferramentas de publicidade e de marketing podem garantir uma melhor exposição de sua marca e também de seus serviços.
Um fator importante é conhecer exatamente quem são seus clientes, através de um conceito de mercado chamado CRM ou Gerencimanento de Relacionamento com Clientes, é possível saber todo histórico de compras, tratamentos executados, datas que compareceu ou cancelou os tratamentos. Conheça essa funcionalidade no Belle Software.
A assessoria de imprensa é uma dessas ferramentas. No entanto, vale o questionamento: será que realmente vale a pena?
Como funciona a assessoria de imprensa?
A Assessoria de Imprensa é um instrumento capaz de impulsionar vendas. Por meio de um release, a assessoria distribui às diversas mídias (incluindo jornais, revistas, internet, televisão) informações relevantes acerca de seu negócio que podem ser transformadas em conteúdo para o público consumidor. A assessoria tem a capacidade de gerar mídia espontânea, alimentando os veículos de comunicação e chamando a atenção de seu público alvo para a sua empresa.
Prós e contras da assessoria de imprensa
Uma das principais vantagens desse tipo de serviço é que, através da assessoria, é possível fortalecer a imagem institucional de sua empresa, favorecendo ações de publicidade e também a atuação de sua equipe comercial. Os serviços de assessoria permitem impactar o consumidor, fazendo com que ele crie uma boa percepção sobre a sua marca, auxiliando no processo de venda.
Outro benefício diz respeito à amplitude de impacto. Por meio de uma assessoria de imprensa sua marca pode atingir uma parcela maior de seu público alvo, já que a mídia tradicional composta por jornais e televisão, ainda é o meio de comunicação com maior abrangência nos dias de hoje.
Por outro lado, a contratação de uma assessoria de imprensa demanda um bom investimento e esse tipo de serviço pode não promover o aumento das vendas diretamente. A assessoria é responsável apenas por fixar a imagem da empresa, explorando seu potencial e suas especialidades atraindo assim a atenção do público. As vendas, porém, acabam sendo impulsionadas por outras questões comerciais como preço, condições de pagamento, demanda pelos serviços, entre outras.
O impacto de uma assessoria de imprensa, embora atinja mais consumidores, não pode ser comparado a um impacto direto, que necessariamente leve o consumidor a adquirir o serviço que sua clínica esta oferecendo.
Investimento em assessoria de imprensa X vendas
Para quem quer investir nesse tipo de estratégia comercial, não deve descuidar de sua equipe de vendas. Pois certamente é ela que será responsável por garantir que o seu serviço seja contratado, após o consumidor se sentir atraído pelo seu negócio. Ou seja, é a equipe de vendas que carrega a missão de transformar consumidores em clientes. A assessoria apenas auxilia na triagem desses consumidores, levando a mensagem de sua empresa ao público alvo.
Na hora de considerar a contratação de uma assessoria de imprensa e fazer esse serviço valer a pena, é importante avaliar a real situação de sua clínica de estética. Verifique a necessidade de expandir seu público alvo e se o impacto indireto objetivando impulsionar suas vendas compensa o custo, lembre-se da formação de preços dos seus tratamentos, precisa ter uma margem para cobrir esse investimento, leia mais sobre a formação de preço em nesse post: Devo subir meus preços de estética? Tudo ficou mais caro, e agora?. Além disso, avalie se sua equipe de vendas está preparada para atingir uma nova demanda de clientes.
Gostou desse post? Então não deixe de acompanhar nosso blog! Saiba mais sobre o nosso software que pode auxiliar na organização de sua clínica estética e na otimização de serviços com maior qualidade.
Post organizado pela equipe Belle Software.