Seja qual for o motivo pelo qual uma pessoa procura uma clínica de estética — tratamento facial ou corporal —, o que ela espera no fim é sair satisfeita e com seu problema resolvido e a avaliação de estética é a solução.
Para garantir o sucesso do atendimento nas clínicas, é imprescindível entender a importância da etapa de avaliação de estética.
Fazer um tratamento de beleza com qualidade, que atenda às expectativas do cliente, ajuda na sua conquista e fidelização fortalecendo a imagem da clínica.
Deve ser a primeira etapa do atendimento ao cliente em uma clínica da área. Pode ser considerada uma primeira consulta.
Por meio dela, o profissional conhece melhor a história do cliente e o que ele busca com o tratamento estético, possibilitando a criação de um plano de tratamento personalizado.
A avaliação de estética deve ser feita de preferência em uma sala individual, permitindo um atendimento privativo e sem interrupções. É interessante criar formulários e fichas guias para a coleta de dados.
Cada clínica pode organizar sua avaliação de forma diferente, mas algumas etapas são necessárias para garantir o sucesso do atendimento.
A anamnese é uma entrevista que o profissional faz com o cliente, a fim de conhecer o seu perfil. Ela deve conter os dados pessoais, problemas de saúde, uso de medicações e cosméticos e tratamentos estéticos já realizados.
Devem ser registrados quaisquer problemas clínicos de importância ou incapacidades físicas. Por fim, incluir as queixas do cliente e o que deseja alcançar com o tratamento procurado. Se quiser saber como mais como fazer o diagnóstico, leia o post: Ficha de Avaliação de Estética, dica 2: Questionário Diagnóstico
Depois de finalizada a anamnese, o profissional inicia o exame físico do cliente, no qual avalia a pele e outras regiões do corpo que vão ser abordadas no tratamento. É nesse momento em que se constata se a pele está hidratada ou ressecada, as áreas de gordura localizada e outras questões necessárias.
Essa é uma etapa simples da avaliação de estética, mas que tem muito valor — portanto, não deve ser esquecida. Deve-se registrar em fotos as áreas alvo dos tratamentos que serão realizados, antes, durante e após os procedimentos. Assim, o profissional e o cliente conseguem acompanhar a evolução e fazer comparativos do início ao fim.
Uma boa avaliação de estética dá mais credibilidade a sua clínica e aumenta muito as chances de ter um cliente satisfeito ao fim do tratamento. Alguns benefícios:
Investir em uma avaliação de estética de qualidade é investir em tratamentos de sucesso e clientes satisfeitos. Essa primeira etapa, quando feita corretamente, facilita todo o restante do tratamento estético.
Temos muito mais preparado para você, confira o post: As 10 melhores dicas para criar uma Ficha de Avaliação de Estética Completa. Clique aqui e confira.
Agora que você entendeu melhor a importância de uma avaliação de estética, já pode entrar em contato com a gente e descobrir mais ferramentas que ajudam no sucesso da sua clínica de estética!
Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…
O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…
Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2025: aqui você encontra as…
Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…
Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…
No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…