Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www-virtual/gestaodeestetica.com/public/wp-includes/functions.php on line 6114
BSC para clínicas de Estética: quais Indicadores de Performance você deve usar?
Dicas de Gestão de Estética

BSC para Clínicas de Estética: quais Indicadores de Performance você deve usar?

   O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão que leva em conta quatro perspectivas: financeiras, do cliente, de processos internos e de aprendizagem e crescimento. Dentre os benefícios do seu uso estão questões como a facilidade de aplicação, flexibilidade e ganho de controle sobre partes estratégicas do negócio e neste post detalhamos o BSC para clínicas de estética.

BSC para clínicas de estética

   Além de permitir a definição de objetivos, o BSC para clínicas de estética também permite o uso de indicadores de performance para melhor controle dos resultados. Na sua clínica estética, a aplicação desse método pode ajudar a trazer resultados ainda melhores para o negócio. Por isso, veja a seguir quais indicadores de performance você deve usar.

Volume de clientes

   Dentro da perspectiva financeira oferecida pelo BSC é possível definir o volume de clientes como um dos indicadores de performance.

   Ele deve ser levando em conta dentro de um determinado período de tempo e deve ser avaliado de maneira contínua, de modo a indicar se os objetivos estão ou não sendo atingidos.

   Se um dos objetivos é aumentar em 15% o número de clientes, por exemplo, é preciso fazer o acompanhamento desse indicador para identificar se houve ou não evolução na conversão.

Nível de satisfação do cliente

   Da perspectiva do cliente, um dos indicadores adequados a ser avaliado é o nível de satisfação de quem contrata serviços na clínica de estética. O motivo é simples: quanto mais clientes satisfeitos houver, maior é a segurança do negócio e maior é a fidelização.

   Esse indicador pode ser acompanhado pela pesquisa direta com os clientes, buscando saber qual é o nível de satisfação de cada pessoa que sai da clínica.

   Também é possível acompanhar o número de reclamações em canais específicos — como as redes sociais. Quanto menor é esse volume de reclamações, melhor é para a clínica.

Tempo para oferecer novos serviços

   No mundo das clínicas de estética também surgem tendências e novidades conforme passam as estações, certo? Sendo assim, é fundamental garantir que o negócio seja capaz de oferecer o que buscam os clientes no momento em que desejam.

   Para isso, é preciso oferecer novos serviços, o que às vezes exige a aquisição de novos equipamentos ou a aprendizagem de novas técnicas.

   Diante da metodologia BSC, isso está relacionado à perspectiva de processos internos e um indicador de performance é o tempo necessário para oferecer novos serviços. Quanto menor ele for, melhor é a performance do negócio por ele ser mais dinâmico e mais flexível.

Índice de rotatividade

   Já na abordagem de aprendizagem e crescimento, observar indicadores relacionados aos funcionários normalmente é o que faz mais sentido. Nesse caso, um indicador é o índice de rotatividade dos funcionários.

   Quanto maior é esse valor, menos tempo os colaboradores passam dentro da clínica de estética. Isso leva a um aumento de custos e que pode afetar o atendimento ao cliente — afinal, pode gerar indisponibilidade de funcionários para realizar os tratamentos, o que gera uma grande fila de espera.

   Acompanhar esses indicadores de performance não apenas ajuda a aplicar a metodologia BSC para clínicas de estética com sucesso, como também permite que a clínica de estética tenha mais conhecimento sobre questões estratégicas. Com mais controle, é mais fácil obter os resultados desejados para o negócio.

   Quer maximizar os resultados com essa abordagem? Então baixe gratuitamente o e-book “Guia prático: saiba como controlar os indicadores em Clínicas de Estética” e aprenda tudo o que você precisa saber.

Rafael F. Thibes

Empresário e Palestrante. Formado Bacharel em Informática, MBA em Gestão de Negócios (FGV), especialização em Gestão de TI (FGV) e EAD, Certificado Master Mind Lince - Leader Mentoring. Possui 5 pós graduações e atualmente mestrando. CEO do Belle Software - sistema de gestão de Clínicas de Estética, CEO do BANCOGOL - banco digital, e sócio do Markkit - APP para Criação de Campanhas de Marketing de Estética.

Recent Posts

Marketing Digital para Clínicas de Estética: 12 Estratégias Infalíveis

Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…

1 ano ago

Empreender em clínicas de estética em 2023: 6 passos

O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…

2 anos ago

Feiras de Estética 2024 – datas, locais e informações

Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2024: aqui você encontra as…

2 anos ago

Marketing para clínicas de estética: como fazer?

Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…

2 anos ago

Como calcular preço de Serviço de Estética e como um Sistema de Gestão pode te ajudar

Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…

3 anos ago

40 Frases de esteticista para clientes

No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…

3 anos ago