Comissão em uma clínica de estética, como calcular?
Publicado em: 15/08/2018 Atualizado em: 04/08/2023 Tempo de leitura: 5 minutos Por: Marketing
Você sabe qual a melhor forma de calcular a comissão dos colaboradores da sua clínica de estética? Encontrar a melhor opção para o comissionamento pode ser desafiador, mas, conhecendo um pouco mais sobre os tipos de comissionamento e implementação, você conseguirá fazer a melhor escolha para o seu negócio.
A prática de comissionamento é um grande incentivo na busca de melhores resultados, aumento de vendas e empenho dos funcionários, porém, precisa ser feita de forma justa e certa para não gerar o efeito contrário. Para ajudar, elaboramos um artigo explicando o que você precisa saber sobre esse processo.
Escolha o tipo de comissão
O comissionamento por vendas pode ser atrativo, mas, devido às dificuldades, tende a deixar seu funcionário desmotivado. Além desse modelo, existem outras formas de calcular a comissão que podem ser implementadas em sua clínica.
É necessário escolher qual se adapta melhor ao seu negócio e é mais vantajoso para você e seus funcionários.
Comissão por percentual fixo por venda
Esse é o modelo mais utilizado nas empresas. Nele, o funcionário recebe um valor fixo por venda ou serviço realizado. Muitas empresas trabalham com margens diferentes para cada meta atingida para não comprometer seu lucro.
A vantagem desse modelo é a facilidade e simplicidade de implementação, já que os valores não oscilam. Porém, é comum que a equipe acabe se acomodando e a empresa não alavanque seu crescimento.
Comissão por margem de lucro
Esse modelo é muito vantajoso para a empresa, pois está diretamente ligado à lucratividade. Nesse caso, o funcionário também recebe um valor fixo, porém, esse valor é calculado com base na margem de lucro obtida. Apesar de vantajoso, esse modelo talvez seja o mais difícil de apurar. É preciso ter em mente os gastos fixos e variáveis do seu negócio.
Comissão por faturamento
A comissão é calculada com base no faturamento do mês anterior, mesmo que as compras tenham sido parceladas. Por exemplo, se a empresa teve um faturamento de R$ 45.000,00 no mês anterior, e o comissionamento é de 0,5%, o valor da comissão pago neste mês será de R$ 225,00.
Comissão por recebimentos
Nesse modelo, o colaborador receberá as comissões apenas quando o dinheiro efetivamente entrar na empresa. Ou seja, é necessário considerar as vendas à vista e parceladas para o cálculo. Esse tipo de comissão auxilia em um melhor controle de caixa.
Implemente o processo
A melhor forma de implementar o processo de comissionamento é organizando todas as informações da empresa, que só poderão ser conhecidas se você acompanhar de perto o processo de venda dos seus funcionários.
Independentemente do tipo de comissionamento que adotar em sua empresa, o valor estabelecido deve ser pensado com calma, levando em conta o que você pode pagar, sem nunca comprometer a lucratividade do negócio. Liste todos os funcionários que receberão comissões e o percentual de cada um em uma planilha.
A partir dos dados levantados, será possível criar relatórios apontando as necessidades da empresa e da equipe e propondo melhorias. Assim, ficará mais fácil entender a produtividade de cada colaborador e o rendimento da empresa, em um determinado período.
Converse com os funcionários
Sua clínica depende de seus colaboradores assim como eles dependem de você; por isso, converse com sua equipe e entenda quais as necessidades e possibilidades de alteração nesse processo. Estabeleça metas e ofereça incentivos para mantê-los motivados.
Adicionalmente, é fundamental manter um canal de comunicação aberto e regular com a equipe de colaboradores, não apenas sobre os sistemas de comissionamento, mas também sobre o desempenho individual e coletivo.
Promover reuniões regulares para revisar o progresso, compartilhar insights sobre as estratégias de vendas eficazes e incentivar a troca de ideias pode criar um ambiente de aprendizado contínuo. Além disso, ao ouvir atentamente as opiniões e feedback dos colaboradores, você pode ajustar e otimizar os modelos de comissão existentes para melhor atender às necessidades e aspirações de sua equipe.
Quer saber mais sobre vendas em clínicas de estética? Leia também → Como vender mais tratamentos na sua Clínica de Estética
Automatize os cálculos
Deixar todos os cálculos na sua mão pode abrir espaço para o surgimento de erros. Saiba que existem ferramentas que auxiliam na automatização desse processo. Os softwares de gestão podem calcular os valores de comissionamento independentemente do tipo de comissão que você adotar em sua clínica.
O sistema para clínicas de estética Belle Software conta com a ferramenta de comissionamento, onde você pode parametrizar os perfis de comissionamento dos profissionais da sua clínica de estética. Saiba mais clicando aqui → Configurações de Comissionamento
Além do gerenciamento das comissões, os sistemas de gestão ajudarão a acompanhar os pedidos, as vendas e o desempenho de cada profissional. A utilização de um software para clínicas de estética permite uma relação mais transparente entre empregador e funcionário, gerando ainda mais motivação e confiança.
Conclusão
Aplicar o sistema de comissionamento pode ser muito vantajoso para o seu negócio, mas é preciso realizar essa implementação com cautela e calcular a comissão da melhor forma para a empresa e seus funcionários.
Lembre-se de que a evolução do sistema de comissionamento não é um processo estático.
À medida que sua clínica de estética cresce e as dinâmicas do mercado se transformam, é importante reavaliar periodicamente os modelos de comissão em vigor.
Mantenha-se atento às tendências do setor e adapte os sistemas de comissionamento conforme necessário para continuar a motivar seus colaboradores e maximizar o desempenho da equipe em um ambiente de constante evolução.
Gostou do nosso artigo? Confira também os 7 passos para otimizar o trabalho em sua clínica de estética.