Felizmente, a tecnologia tem evoluído, oferecendo opções mais modernas de ferramentas e softwares para as empresas. Essas mudanças acontecem de maneira tão rápida que, muitas vezes fica difícil acompanhar. Assim, muitos empresários da área da beleza ficam na dúvida se é melhor comprar ou alugar equipamentos para clínica de estética.
A verdade é que as duas opções são viáveis, dependendo do momento em que a clínica se encontra. Antes de escolher, é importante analisar suas finanças, expectativas e seus objetivos. Veja a seguir o que considerar ao se decidir pela compra ou locação!
Em primeiro lugar, é preciso investigar a situação do seu negócio. Ele está em expansão ou estabilização? Você tem uma base de clientes fiéis? Quais procedimentos realiza? Enfim, é importante conhecer bem todos os detalhes da sua clínica, até para que não haja nenhuma surpresa ao longo do caminho.
Em um momento de estabilidade, com bons clientes, pode ser que o melhor seja comprar os equipamentos. Do contrário, alugar quase sempre compensa mais. Isso porque pode atender a uma demanda específica, dá para economizar com instalação e manutenção, além de possibilitar um maior controle financeiro. É possível diluir os custos do aluguel dos equipamentos no valor dos procedimentos.
É uma ideia comum na cabeça de qualquer empresário: comprar é sempre mais barato do que alugar, em médio e longo prazo. Mas nem sempre isso é verdade. No caso dos equipamentos para clínica de estética, tudo depende da frequência de uso e dos custos com manutenção, já que as máquinas costumam ter um valor muito alto.
Quanto ao valor da locação em si, vai depender muito de cada equipamento. Alguns são mais populares, como os de depilação a laser e, por isso, podem ser bem mais baratos ou valerem mais a pena. Outros, se forem mais exclusivos, são mais caros. No entanto, oferecer um serviço que quase ninguém tem pode ser um grande diferencial para a sua clínica.
Ainda que a locação traga muitas vantagens, é preciso ter cuidado para ela não se tornar uma dor de cabeça bem maior. É importante conferir se os equipamentos têm certificação de segurança, com data atualizada, e de acordo com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador responsável.
Além disso, o manual precisa estar em dia, com informações detalhadas de funcionamento e segurança, para evitar problemas durante o uso em um cliente. É bom que a empresa locadora forneça não só as máquinas, mas faça toda a manutenção e assistência técnica.
O aluguel de equipamentos para clínica de estética pode ser uma boa alternativa para alavancar o seu negócio, oferecendo um serviço com tecnologia de ponta e de alta qualidade. No entanto, como qualquer decisão administrativa, deve-se considerar todos os prós e contras, analisando todas as particularidades do seu negócio.
Esse é apenas um dos vários detalhes a serem resolvidos por quem vai abrir uma clínica de estética. Para saber mais, baixe o e-book “Manual de Gestão de Estética“!
Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…
O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…
Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2025: aqui você encontra as…
Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…
Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…
No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…