Um dos principais desafios de qualquer empresa, inclusive clínicas de estética, é a contratação dos funcionários, aqui veremos a melhor opção entre funcionários fixos ou freelancer. Ultimamente, a modalidade freelance tem crescido muito, isto porque a contratação de uma funcionária freelancer em estética possibilita que você conheça bem o trabalho dela e também possa gerenciar melhor o seu orçamento.
A contratação de empregados como funcionários fixos proporciona um gasto muito maior, principalmente pelos custos dos direitos trabalhistas. No meio empresarial surgem muitas dúvidas, como: quando o funcionário deixa de se caracterizar como freelancer e deve ser regulamentado como colaborador fixo? Vale a pena contratar funcionários freelancers ou devo montar uma equipe fixa?
Confira nossas considerações a respeito de : Funcionários Fixos ou Freelancer
A possibilidade de contratar funcionários freelancers é bem atraente para os empresários, considerando que eles ficam isentos de pagar INSS, FGTS, encargos e demais tributos que devem ser recolhidos quando se tem funcionários fixos, contudo, o gestor de clínicas estéticas deve compreender que assim como há benefícios, existem também pontos negativos.
O fato de contar unicamente com profissionais freelancers pode causar alguns problemas, já que não há vinculo empregatício e a pessoa que trabalha por conta pode decidir pelo abandono do posto a qualquer momento. Esta incerteza relativa a quanto tempo o freela permanecerá na clínica pode ser um aspecto muito negativo para sua empresa. Já pensou o problema que você teria se a esteticista mais querida das clientes decide morar em outro Estado de uma hora para outra? Pois é, o estrago pode ser bem grande.
Aqui há uma questão muito importante a ser considerada. Na área da saúde, geralmente as pessoas criam um elo de confiança e simpatia pelos profissionais; a principal relação que mostra este tipo de conexão é a do médico-paciente, mas também há outras tão fortes quanto esta. Nas clínicas de estética, as pessoas comparecem em busca de beleza e de se sentirem bem consigo, ao longo das consultas e dos procedimentos, a relação entreprofissionais de estética e clientes vai ficando cada vez mais estreita, assim, acaba ficando difícil abrir mão de ser atendido por um profissional em detrimento de outro. Leitura adicional: Vínculo de trabalho e comissão em clínicas de estética: Como funciona?
Na hora de contratar um freelancer ou colaborador fixo, seja criterioso. De qualquer forma você estará incluindo uma pessoa para o seu corpo de profissionais de estética e este deverá atender aos seus clientes em um determinado padrão já pré-estabelecido por você.
Caso opte por funcionários freelancers, selecione-os com cuidado, verifique suas experiências anteriores e seja tão exigente quanto no momento de recrutar fixos. Outro detalhe a ser considerado é o histórico como freela, averigue quanto tempo ele tem ficado em cada empresa e se possível, faça um dia de teste remunerado. Este desafio por um dia poderá indicar se o profissional é dedicado e se tem conhecimentos suficientes para atender os seus fregueses de forma eficiente. Para mais informações leia este post: Contratação para clínicas de Estética: O que devo saber sobre recrutamento e seleção.
Com relação aos freelancers, as empresas não precisam pagar impostos por tê-los atuando na organização; o colaborador pode ter horários flexíveis, inclusive alternativos; caso algum deles não esteja entregando os resultados que a clínica espera você pode retirá-lo do quadro de colaboradores a qualquer momento; enfim, há muitas vantagens em ter freelas na sua equipe de estética.
Já os colaboradores fixos permitem que você possa fazer planos a longo prazo, isto é, a insegurança da sua permanência não é fator iminente. Muitas vezes, colaboradores fixos acabam dedicando-se mais ao trabalho, pois visam a manutenção do mesmo. Este tipo de trabalhador possui horários fixos, ou seja, você sabe que ele sempre estará lá na hora combinada.
Caro leitor, esta não é propriamente uma receita de bolo, portanto, não trate a contratação de pessoas como algo a ser seguido mediante uma cartilha.
Se você está em dúvida quanto a contratação de um freela ou de um funcionário fixo, é porque você ainda não conhece bem ao certo as necessidades da empresa. Para compreendê-la, é necessário que você avalie se pretende ter um funcionário engajado, com uma rotina definida e clientes emocionalmente vinculados aos seus profissionais; ou se prefere um freelancer que seja flexível, comprometido porém desapegado, simpático aos clientes mas que não crie sensação de “única opção”.
Algo a ser recordado é que uma opção não é excludente da outra, ou seja, você pode montar uma bela equipe contratando funcionários fixos e também freelancers.
Você prefere funcionários freelas ou contratados?
Não fique na dúvida, baixe nosso ebook gratuito: Ebook Vínculo de Trabalho em Clínicas de Estética
Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…
O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…
Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2025: aqui você encontra as…
Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…
Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…
No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…
View Comments
Olá! Adorei o artigo. Super explicatico. Obrigada!! Porém fiquei com uma dúvida. Em todos os casos, seja o profissional freelancer ou CLT o material e equipamento é todo investido pela clínica? Ou cada freelancer aluga a sala e traz todo seu material?
Li o artigo mas também não encontrei essa obs lá. Agradeço desde já
Olá Mariana, servem os dois modelos, irá alterar a comissão. O mais comum é a clínica oferecer os equipamentos, ou locar.
Certo. Obrigada pelo retorno. Isso vale aos produtos também, certo? E existe uma média de porcentagem aplicada hoje?
Olá, no caso de produtos, irá ganhar uma comissão de vendas. Quanto ao preço final, no caso de produtos, será necessário olhar o preço da concorrência, assim saberá o valor final, qual seu lucro e quanto pode pagar de comissão.