O bom empresário sabe que o sucesso de seus negócios depende, fundamentalmente, de uma clientela satisfeita. Você, proprietário de uma clínica de estética, também sabe bem disso: o cliente satisfeito volta sempre e recomenda seus serviços para familiares e amigos. Já o cliente insatisfeito não volta e ainda faz comentários negativos que podem comprometer a reputação de sua clínica. Então, seus clientes representam muito mais do que uma fonte de receita: eles são como um ímã que atrai outros clientes, ajudam a fortalecer a sua marca e exercem poderosa influência sobre a sua reputação no mercado, por isso precisamos aprender técnicas de Gestão de Clientes de Estética.
Para garantir o bom atendimento e melhorar o relacionamento com o seu público, a gestão de clientes é fundamental. Neste post, queremos mostrar como é importante melhorar a administração de sua carteira de clientes.
Uma carteira de clientes é, basicamente, o conjunto de todos os clientes de sua empresa. No primeiro atendimento, a secretária vai cadastrar e coletar todos os dados referentes àquele cliente, para que ele passe a fazer parte de sua carteira.
Pelo método tradicional, esses dados são registrados manualmente em fichas individuais, uma para cada cliente e com o maior número possível de detalhes. Em cada novo atendimento, esses dados serão atualizados e mais informações serão acrescentadas, de acordo com os serviços prestados àquele cliente. Normalmente, as fichas são classificadas por ordem alfabética e mantidas em arquivos, para futuras consultas.
O método de registro manual em fichas, que podem ser tanto em papel quanto em planilhas no computador, vem sendo substituído por softwares ou programas de computador que agilizam e facilitam muito o trabalho do empresário na gestão de clientes.
Para administrar com sucesso a sua carteira de clientes, há três aspectos básicos a considerar: aquisição de novos clientes, manutenção dos existentes e renovação da carteira, com a captação de novos clientes.
Abaixo, citamos os tipos de clientes que poderão compor a sua carteira e que você precisa conhecer bem, para uma gestão eficiente:
Essa classificação pode ser realizada no CRM, veja como neste link.
A segmentação de sua clientela em grupos será muito útil para desenvolver estratégias para garantir a satisfação do cliente através de um tratamento mais personalizado. Você pode segmentar sua carteira por perfil, por região, por volume de vendas, ou qualquer outra classificação que te leve a conhecer melhor seus clientes. As estratégias adotadas podem variar de acordo com cada segmento ou grupo, por isso essa segmentação é um grande facilitador na gestão de sua carteira de clientes.
Atualmente, os administradores de clínica de estética contam com recursos tecnológicos eficientes na gestão de seus negócios. São softwares com vários módulos e recursos integrados, desde o cadastramento e o agendamento do cliente feitos pela secretária no atendimento, até a ficha de avaliação feita pelo profissional de estética, a elaboração de orçamento e contrato, e a geração de dados para a gestão da carteira de clientes. Todas essas facilidades agrupadas em um único software especificamente direcionado para clínicas de estética. Aposente as fichas em papel ou planilhas e passe a usar um moderno software em sua clínica para otimizar os processos de gestão e, consequentemente, aumentar seus lucros!
Gostou do nosso post sobre gestão de clientes? Estamos esperando pelos seus comentários!
Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…
O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…
Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2025: aqui você encontra as…
Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…
Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…
No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…