Gestão de pessoas na clínica de estética: de quem é a responsabilidade?
Publicado em: 07/03/2017 Tempo de leitura: 3 minutos Por: Rafael F. Thibes
O impulso mais natural é pensarmos que a obrigação de lidar com questões relativas ao pessoal da empresa é exclusivamente dos profissionais que atuam no setor de Recursos Humanos, mas a gestão de pessoas na clínica de estética é algo muito específico.
Na realidade, deveríamos pensar a gestão de pessoas como uma responsabilidade de todos os gestores, pois gerir uma empresa, independentemente de qual seja o segmento, é, antes de mais nada, gerir pessoas.
São as pessoas que estarão envolvidas em todos os processos que compõe o seu negócio. Portanto, um gerente que objetive crescimento precisa se preocupar em ser capaz de operar algumas estratégias básicas.
Neste post, separamos 5 dicas para aplicar a gestão de pessoas no seu negócio. Confira!
1. Conheça todos os processos do seu negócio
Uma forma bem didática de compreender melhor o funcionamento do seu empreendimento é dividindo as grandes atividades em tarefas menores.
O agendamento, a cobrança e o próprio atendimento são exemplos de processos que compõe o seu negócio.
Desenhe os fluxos se precisar. Entenda cada etapa e identifique modificações que possam ser feitas para melhorar a agilidade, a economia ou quaisquer outros objetivos definidos para a sua empresa.
É difícil propor novas formas de trabalhar aos seus colaboradores se você não tiver clareza do que está errado e do que deseja que seja melhorado. Dominar esse passo vai te ajudar a orientar melhor a sua equipe quanto a forma mais eficiente de trabalhar.
Uma boa dica para isso é começar a informatizar os processos.
2. Procure tomar decisões apoiadas por informações
Conhecer o seu negócio é muito mais do que saber tudo o que tem no seu estoque, o número total de clientes e quais são os custos fixos por mês.
Depois de mapeados os processos, procure conhecer melhor os números do seu negócio. Esses indicadores vão fazer você enxergar melhor onde estão os reais problemas e orientar melhor a sua tomada de decisões.
Como consequência, você aumentará o seu poder de convencimento junto à sua equipe quando precisar tomar atitudes impopulares, como não conceder um aumento ou tiver que demitir uma pessoa.
3. Cuide do clima organizacional
Nem sempre é fácil manter uma equipe motivada. Nesse sentido, são boas práticas para o gestor: praticar a escuta, estar aberto a recepcionar as demandas dos colaboradores da melhor forma possível e criar a prática de feedbacks.
Fornecer devolutivas aos questionamentos dos colaboradores é uma excelente forma de fazê-los sentir que são importantes e necessários.
4. Inove para crescer e melhorar a gestão de pessoas na clínica de estética
Aderir a softwares de gestão empresarial pode ser uma excelente forma de otimizar esse valioso ativo que são os recursos humanos.
Trazer a tecnologia para dentro do seu negócio pode ser uma maneira de diminuir o tempo que você e a sua equipe dedicam a tarefas que podem ser realizadas de forma muito mais rápida e eficiente com o auxílio de um sistema informatizado.
Com esse tipo de ferramenta, é possível gerenciar agendas, por exemplo, ou digitalizar o sistema de cobrança, visando diminuir a inadimplência.
5. Comunique-se para fazer uma boa gestão de pessoas
Ruídos de comunicação podem ser muito nocivos para o clima de uma organização. É extremamente importante que os colaboradores tenham clareza quanto às etapas de cada processo do seu negócio, até mesmo para que desenvolvam o sentimento de pertencimento com relação ao empreendimento e se sintam incentivados a contribuir com sugestões.
A gestão de pessoas na clínica de estética pode ser mais simples do que se imagina se tomarmos a empatia como regra de ouro. Pense sempre na forma como você gosta de ser abordado e procure traduzir isso no seu estilo de liderança.
Para mais informações sobre gestão de pessoas e para encontrar uma solução adequada para o seu empreendimento, entre em contato conosco!