Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www-virtual/gestaodeestetica.com/public/wp-includes/functions.php on line 6114
Inadimplência na clínica de estética, como diminuir?

Inadimplência na clínica de estética, como diminuir?

Publicado em: 14/03/2019 Tempo de leitura: 6 minutos Por: Marketing

Como nenhum negócio sobrevive sem receita, é fundamental que os seus clientes arquem com seus compromissos. No entanto, a história nem sempre tem um enredo feliz na prática, pois algumas pessoas não se organizam financeiramente e, com isso, acabam prejudicando os profissionais devido à falta de pagamento. Diante disso, surge uma dúvida: como diminuir a inadimplência na clínica de estética?

Inadimplência na clínica de estética

Inadimplência na clínica de estética, como diminuir?

A inadimplência causa diversos impactos negativos na clínica. Sendo assim, é fundamental criar ações para evitá-la ou diminuí-la o máximo possível. Caso contrário, a sua clínica sofrerá contratempos que podem afetar a sua relação com parceiros e fornecedores.

Neste artigo, vamos mostrar a você o que é preciso fazer para diminuir a inadimplência na sua clínica de estética. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura deste conteúdo até o final!

Quais são os impactos negativos que a clínica pode sofrer?

Conforme já mencionamos, a sua clínica pode sofrer muitos impactos negativos com o aumento da inadimplência. Conheça os principais deles para ficar atento.

Fluxo financeiro desorganizado e sem previsões

O primeiro setor que sente os impactos da inadimplência é o financeiro. Isso porque a clínica não consegue equilibrar o seu orçamento nem arcar com os compromissos com fornecedores e autarquias (impostos). Nesse momento, o empreendimento se desestrutura, prejudicando os demais setores, que não conseguem se desenvolver pela falta de recursos.

Ainda há a questão da ausência de previsões, isto é, a clínica não consegue sequer montar um planejamento para investimentos futuros porque não tem nenhuma garantia do recebimento de suas receitas.

Falta de recursos para investir em inovação na clínica

A falta de recursos também compromete a imagem da clínica perante os clientes. Quando falamos em clínica de estética, pensamos logo em um lugar que oferece equipamentos de alta tecnologia capazes de contribuir para o melhor atendimento dos seus clientes, certo?

Quando a inadimplência ocorre, o investimento em inovações se torna inviável. Por consequência, a clínica fica atrás da concorrência uma vez que a inovação atrai a atenção do público-alvo e faz com que ele se sinta mais confiante ao escolher os seus serviços. Portanto, deixar de investir nessa alternativa diminuirá a sua força no mercado.

Fidelização de clientes prejudicada

Sem previsão de receitas e sem investimento em inovação e tecnologia, os clientes tendem a optar por outros serviços. Quem frequenta a sua clínica regularmente pode achar que o seu concorrente oferece benefícios mais eficazes e, com isso, escolher outro estabelecimento para realizar os procedimentos.

Desse modo, a fidelização de clientes é prejudicada, pois eles darão preferência a outra clínica que tem uma presença melhor no mercado ao sentirem que o seu estabelecimento não oferece serviços de alta qualidade e com resultados mais duradouros.

Obtenção de lucro comprometido

A lucratividade da clínica garantirá que ela realize os investimentos necessários para que seja possível obter um crescimento saudável. No entanto, com o aumento da inadimplência, o lucro do empreendimento fica comprometido.

No início dessa situação, a clínica passa a ter recursos apenas para sobreviver, ou seja, para pagar suas obrigações mensais. Mas, com o passar do tempo, a situação se agrava e nem isso ela consegue manter em dia. A inadimplência compromete também o capital de giro, o qual é indispensável para manter a clínica de portas abertas.

Como diminuir a inadimplência?

Ficou assustado com as consequências da inadimplência? Pois bem, saiba que ainda dá tempo de reverter a situação ao colocar algumas ações em prática. Veja quais são elas a seguir!

Adquira um sistema de gestão

Contar com um sistema de gestão é fundamental para evitar a inadimplência. O sistema Belle Software, por exemplo, oferece uma ferramenta que identifica os inadimplentes da sua clínica, torna o contato com eles mais rápido e facilita a negociação.

Você pode utilizar o módulo de notificações para receber alertas via SMS ou e-mail das contas vencidas a receber. Além disso, um alerta é emitido na home do sistema para você ter um maior controle dos inadimplentes. Vale lembrar que a Belle tem integração TEF com a Stone.

Entenda os motivos da inadimplência

Outra questão que merece ser observada são os motivos que levam o cliente a se tornar inadimplente. Reúna-se com a sua equipe do setor financeiro para analisar se clínica está oferecendo boas formas de pagamento; se, porventura, os preços praticados estão acima do normal; se o cliente é vítima do desemprego; entre várias outras questões.

Os motivos que o levarão a não efetuar os pagamentos acordados fazem toda a diferença na hora de criar um planejamento efetivo para combater a inadimplência na clínica. Por esse motivo, estude-os com cautela para encontrar soluções eficientes.

Elabore planos de ação para diminuir a inadimplência

Ao identificar os principais motivos, você poderá criar estratégias para eliminar ou, pelo menos, diminuir o problema da inadimplência. Por exemplo, se o cliente deixou de efetuar os pagamentos porque está muito endividado, facilite o parcelamento do débito e crie uma boa relação com ele para simplificar a negociação.

Se os valores cobrados forem o problema, revise o seu orçamento, os custos com fornecedores e afins e verifique a possibilidade de reduzir os preços. Outra solução nesse sentido é analisar melhor o seu público-alvo e focar suas campanhas de marketing em clientes com maior poder aquisitivo.

Aceite pagamentos por cartão de crédito

Crediário próprio, nota promissória e cheque são exemplos de opções que facilitam muito a inadimplência. Por isso, é preciso se atualizar e adotar o uso do cartão de crédito. Embora as operadoras cobrem uma determinada taxa por cada transação realizada, essa é uma alternativa que assegura à sua clínica o recebimento das receitas em dia.

Isso porque, se o cliente não efetuar o pagamento, ele terá que negociar a dívida com o banco dele, que cobrará altas taxas de juros. E você receberá o seu pagamento conforme o acordado, sem nenhum prejuízo.

Agora que você já sabe como diminuir a inadimplência na sua clínica de estética, não deixe de implementar todas essas estratégias para otimizar os seus ganhos. Lembre-se de que qualquer empreendimento precisa receber suas receitas em dia para se manter firme no mercado e se destacar da concorrência. Por isso, é fundamental estar atento a essas questões tão importantes.

Quer investir em tecnologia aderindo a um sistema de gestão que facilitará a rotina da sua clínica? Então, faça um teste gratuito do nosso software e conheça as soluções que oferecemos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *