Parcerias Estratégicas para a sua clínica: entenda a importância de criar
Publicado em: 25/09/2017 Tempo de leitura: 3 minutos Por: Rafael F. Thibes
Aquele velho ditado que diz que a união faz a força nada mais é do que a constatação da importância das parcerias estratégicas para o sucesso de uma empresa. Há muito tempo, a sabedoria popular reconhece o valor da cooperação em benefício dos envolvidos em uma relação.
Então, se o objetivo é ver sua clínica de estética crescer com sucesso, é bom refletir sobre a importância de se formar alianças proveitosas. Leia o nosso artigo e entenda de uma vez por todas!
Relembre o que são parcerias estratégicas
De modo geral, uma parceria é a união de duas partes interessadas em se beneficiar mutuamente. No mundo dos negócios, uma parceria estratégica pode ser definida como um acordo entre duas empresas que se unem para se apoiarem ou trabalharem juntas, com o objetivo de alcançar resultados positivos para ambas as partes.
Resumindo, é a clássica situação em que uma mão lava a outra: eu ofereço uma vantagem e, em troca, você me oferece outra.
Pense nas vantagens para sua clínica
O que sua clínica de estética tem a ganhar ao firmar parcerias? Veja alguns dos benefícios dessa estratégia:
- cativar novos clientes e reforçar a fidelização dos antigos;
- divulgar o nome de sua clínica para a clientela do seu parceiro;
- aperfeiçoar e otimizar processos internos, por meio da troca de know how ;
- economizar em publicidade ao incentivar a propaganda boca a boca;
- negociar melhores preços e condições de pagamento com fornecedores parceiros;
- aproximar-se mais rapidamente de seus clientes potenciais;
- ganhar feedback sobre os serviços prestados na clínica;
- criar novas fontes de receita, por meio de uma parceria para a reciclagem de materiais, por exemplo.
Preste atenção a alguns pontos importantes
Como o objetivo do nosso post é despertar sua reflexão sobre o assunto, é bom deixar claro alguns aspectos que podem prejudicar o sucesso de uma parceria.
É importante analisar muito bem o perfil de seu cliente potencial, a fim de buscar parcerias que realmente sejam atraentes. Siga os passos dele: que lugares costuma frequentar? O que faz em seus momentos de lazer? É adepto de uma alimentação saudável? Aprecia bons vinhos?
Conhecendo o seu cliente, você poderá buscar alianças e divulgar os serviços da clínica nos locais certos. Quem investe em saúde e bem-estar, provavelmente é frequentador de academias de ginástica e lojas de produtos naturais, mas não de lanchonetes fast food, por exemplo.
Estude e planeje com atenção, para que essa relação seja realmente positiva para a sua clínica. Assim, você não corre o risco de ligar seu nome ao de um parceiro que não se identifique com seus valores e princípios éticos. Afinal, as parcerias estratégicas servem para promover o seu nome e não para prejudicar a sua imagem.
Busque parceiros no lugar certo
Converse com os empresários da região que sejam fornecedores de produtos ou serviços complementares aos seus. Não deixe de observar, também, aqueles empreendimentos que se dedicam a um público alvo diferente. Mesmo que não se encaixem no perfil de seus clientes, eles poderiam se interessar pelos serviços da clínica, se pudessem conhecê-los.
Vamos listar algumas possibilidades de alianças para sua clínica:
- academias de ginástica;
- estúdios de ioga;
- joalherias;
- restaurantes veganos;
- salões de beleza;
- boutiques;
- lojas de suplementos alimentares;
- mercados de produtos orgânicos;
- escolas de dança.
Como você viu em nosso artigo, buscar parceiros e formar alianças para benefício mútuo é uma forma efetiva de divulgar seus serviços e conquistar novos clientes.
Agora que você entendeu a importância das parcerias estratégicas para a sua clínica, baixe o nosso e-book e fique sabendo de tudo sobre parceria na estética, co-marketing e convênios corporativos. É um presente nosso para você!
Olá,
Tenho uma dúvida quanto às porcentagens pagas aos parceiros que utilizam nossas clínica.
Existe alguma tabela ou forma padrão para calcular esse percentual?
O ideal é primeiro realizar a formação de preços dos serviços, assim irá conhecer a margem de lucro e simular quanto pode dar de comissão, temos um eBook sobre Formação de Preços.
Ajuda fundamental para quem esta começando um negocio
fundamental para quem esta iniciando