Em períodos de crise, gerir um negócio pode se tornar desafiador e, muitas vezes, estressante. Nesses casos, é fundamental pensar em uma política de redução de custos, seja para conseguir fechar as contas do mês ou para evitar demissões.
No entanto, na hora de cortar gastos, é preciso muito planejamento para não perder qualidade e eficiência no serviço. Para ajudar você a passar por esse período de forma mais tranquila e mantendo os lucros, listamos 5 dicas de redução de gastos que vão ajudar no crescimento e otimização dos resultados da sua clínica. Confira!
Esse é o primeiro passo para conseguir reduzir seus custos na clínica. É importante pesquisar bastante na hora de escolher os seus fornecedores e negociar com eles para conseguir as melhores condições.
Apenas com uma conversa é possível conseguir descontos para compras em grandes quantidades, mais prazo para pagamentos e outras vantagens. Se o fornecedor se mostrar irredutível, a dica é conhecer novos produtos e experimentar novas parcerias, sempre levando em conta o feedback dos clientes e dos profissionais.
Outra forma de reduzir os gastos é atentando-se aos equipamentos utilizados. Antes de comprar, pesquise bem sobre as marcas disponíveis no mercado e o consumo de energia de cada aparelho.
É importante levar em conta, também, a necessidade de manutenção de cada tipo de equipamento e qual sua vida útil. Aparelhos de depilação a laser, luz pulsada e radiofrequência, por exemplo, dependem de energia elétrica para funcionarem e têm um custo elevado, por isso, é importante colocar na ponta do lápis para verificar se a aquisição é compensatória a longo prazo.
Fazer uma grande compra de produtos só porque o preço parece atrativo também pode se mostrar um problema. Por isso, evite estocar produtos sem necessidade e compre a quantidade certa para a utilização no período.
Estoque cheio pode significar dinheiro parado e você ainda corre o risco de não conseguir utilizar tudo antes da data de vencimento.
Outra alternativa para quem precisa reduzir os gastos da clínica é fazer mudanças na estratégia de divulgação para diminuir o custo de aquisição. Você pode substituir investimentos em panfletos, banners e mídia impressa, por exemplo, por divulgação em ferramentas gratuitas, como as redes sociais e o WhatsApp.
Por fim, para garantir redução de custos a longo prazo, a dica é apostar em uma equipe qualificada e que entrega bons resultados. E importante ter em mente que os funcionários são um gasto fixo, por isso, profissionais qualificados que tragam mais retorno financeiro e clientes mais satisfeitos são uma opção bem mais lucrativa do que uma equipe com custo menor, mas limitada.
Adotando essas dicas, é possível garantir uma redução de gastos na clínica de estética para encarar períodos de crise. Além disso, vale a pena apostar na tecnologia e em ferramentas de gestão para ter tudo na ponta do lápis e identificar quais gastos podem ser poupados.
Aproveite e faça um teste gratuito do sistema Belle Software, o programa de estética mais completo do mercado.
Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…
O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…
Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2025: aqui você encontra as…
Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…
Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…
No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…