Descobrir um percentual de sessões de estética que são marcadas e que nunca acontecerão é algo difícil de se fazer, pois combina elementos de perfil de cliente e números propriamente ditos.
No entanto, existem uma série de medidas que ajudam a diminuir o problema. Neste post vamos citar as formas mais efetivas de diminuir a taxa de desistência em clínicas de estética. Vamos lá?
O primeiro passo é descobrir os motivos. É a única maneira eficiente de propor soluções apropriadas para diminuir a taxa de desistência. Mantenha o cadastro de seus pacientes atualizados e entre em contato quando alguém desmarcar uma consulta ou cancelar um tratamento.
Por exemplo: de nada adianta investir na contratação de mais esteticistas se a razão da desistência de uma pessoa for uma recepção ruim, e não a falta de horários ou demora no atendimento. Antes de tudo identifique o problema. Depois pense na correção.
A tática de mesclar clientes fiéis e novos num mesmo dia pode ser muito interessante para evitar dias totalmente perdidos. A ideia aqui é que você já conheça o comportamento de pacientes que frequentam a sua clínica de estética há mais tempo. Ou seja, saber quais costumam ser pontuais e quais nunca desistem das consultas.
Provavelmente, é a causa mais comum para desistência: esquecer o horário ou a data da consulta. E aí não há papelzinho entregue no momento da marcação ou anotação em celular que salve. Sem contar que você liga e nada do cliente atender o telefone. A situação parece fadada à desistência.
Felizmente, o avanço de tecnologias de comunicação pode facilitar e muito o trabalho da equipe de atendimento da sua clínica de estética. Basta treiná-los para o envio formal de mensagens via e-mail e SMS. Você pode encaminhar os lembretes um dia antes ou, em caso de consultas marcadas com meses de antecedência, uma semana de prazo é suficiente para que a pessoa prepare a agenda pessoal. Além disso existem softwares que permitem que o cliente responda para pré-confirmar ou pré-cancelar o agendamento.
Uma dica interessante para tornar essa estratégia mais funcional é perguntar aos clientes qual mecanismo eles mais utilizam. Assim você conseguirá tornar esse método ainda mais eficaz!
É tradicional e não sai de moda. É verdade que algumas pessoas podem ficar incomodados, mas o telefonema é uma ótima maneira de evitar que o cliente perca ou desista da consulta e ainda permite que você ordene seus horários, inclusive para encaixar outras pessoas.
Todas essas dicas que citamos costumam funcionar muito bem e ajudam a reduzir a taxa de desistência em clínicas de estética consideravelmente. No entanto, nada é melhor do que se prevenir.
Existem softwares capazes de descobrir as taxas relacionadas às desistências das sessões marcadas. Você conseguirá identificar os clientes que mais desistem e atuar na prevenção individual.
Além disso, é possível registrar os motivos recorrentes que levam às ausências. Tal informação será fundamental para que você possa resolver esse problema de forma prática e exata.
Uma última dica: para otimizar de vez a agenda da clínica e solucionar outras dúvidas sobre esse tema vital, baixe nosso e-book Agenda para clínica de estética. Nele você encontrará um material completo para melhorar ainda mais o seu serviço!
Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…
O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…
Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2025: aqui você encontra as…
Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…
Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…
No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…