Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www-virtual/gestaodeestetica.com/public/wp-includes/functions.php on line 6114
Taxa de ocupação de agenda: como descobrir se a equipe está ociosa?

Taxa de ocupação de agenda – como descobrir se a equipe está ociosa?

Publicado em: 18/11/2015 Atualizado em: 08/09/2023 Tempo de leitura: 3 minutos Por: Rafael F. Thibes

   Determinar o número ideal de pessoal para a sua clínica é fundamental para manter o orçamento sob controle, evitando gastos desnecessários com folha de pagamento. Se a equipe conta com gente a menos do que a clínica precisa, a qualidade dos serviços ficará comprometida e você poderá perder clientes. Se a equipe está com gente sobrando, você estará perdendo dinheiro ao pagar pessoal a mais. Por isso, a taxa de ocupação de agenda é um dado importantíssimo na gestão de seus negócios, ao determinar o nível de ocupação ou ociosidade da equipe. Vamos falar mais sobre esse assunto neste post, acompanhe!

Taxa de ocupação de agenda

Taxa de ocupação de agenda:

Como descobrir se a equipe da clínica está ociosa?

Alguns sinais podem indicar que um colaborador não tem muito o que fazer:

  • Não é pontual para chegar, pois sabe que não haverá trabalho esperando, mas é pontual para sair, pois sua presença depois do horário é desnecessária.
  • Faz vários intervalos durante o expediente para tomar um café, lanchar ou ir ao banheiro, onde passa mais tempo do que o necessário.
  • Passa muito tempo ao telefone tratando de assuntos pessoais.
  • Marca consultas médicas ou outros compromissos particulares dentro do horário de expediente.
  • Passa muito tempo em sites de redes sociais ou usando aplicativos de comunicação com amigos durante o horário de trabalho.
  • Toma a iniciativa de organizar eventos sociais, como a festa de confraternização de fim de ano, mesmo com meses de antecedência.
  • Pede para ficar em casa fazendo os serviços da clínica em seu computador pessoal.

Como administrar a ociosidade da equipe?

   O processo de contratar ou dispensar funcionários é burocrático e oneroso para seus negócios. Por isso, se a ociosidade é sazonal, demitir pode não ser a melhor saída, já que você teria de contratar pessoal novamente quando o número de clientes aumentar.

Você pode tomar algumas medidas para administrar a ociosidade da equipe:

  • Remanejar funcionários: quem está ocioso ajuda nas tarefas de quem está sobrecarregado.
  • Se as tarefas de hoje já foram feitas, a equipe poderá adiantar as tarefas futuras.
  • O tempo ocioso pode ser usado para fazer backup (cópias de segurança em DVD, HD externo ou em nuvem) dos arquivos importantes do computador.
  • Podem organizar gavetas e o ambiente de trabalho de uma maneira geral, inclusive separando documentos que podem ser descartados ou papéis para reciclagem.
  • Antecipe a conferência do estoque de materiais para períodos de ociosidade da equipe.
  • Incentive a equipe a fazer cursos e treinamentos que sejam relevantes para melhorar a qualidade do trabalho.
  • Crie uma equipe polivalente, fazendo com que um aprenda as tarefas do outro. Desse modo, se alguém faltar ao trabalho, poderá ter sua tarefa assumida pelo colega.
  • Aquele tempo ocioso pode ser usado pela equipe para exercícios de alongamento e relaxamento. É saudável, contribui para o bem-estar dos funcionários e aumenta a produtividade.

Como determinar a taxa de ocupação de agenda?

   Existem softwares muito úteis para a gestão de sua clínica de estética, com os quais você pode otimizar o agendamento de clientes e a distribuição de salas e equipamentos. Esses softwares também oferecem um recurso para determinar a taxa de ocupação de agenda, que define o nível de ocupação ou ociosidade da equipe.

   Para ficar mais claro, você precisa entender alguns conceitos usados no cálculo da taxa de ocupação de agenda:

  • Capacidade Instalada é o potencial máximo de atendimento de sua clínica.
  • Taxa de Ocupação é o percentual de horas que o profissional ou a clínica (todos os profissionais da clínica) está ocupando sua agenda dentro da sua capacidade instalada.
  • Ociosidade é o período sem agendar clientes dentro da capacidade instalada.

Cálculo de taxa de ocupação por clínica

Taxa de ocupação de agenda = total turno dos profissionais (excluindo feriados) /total de horas de todos os profissionais.

   Parece complicado? Não se preocupe, o programa de gestão da Belle Software faz o cálculo para você. Assista o vídeo e veja como é fácil gerenciar a taxa de Ocupação com o Belle Software:

Faça um teste grátis para entender melhor o funcionamento do software e se familiarizar com os recursos oferecidos!

   E para saber tudo sobre Agenda para Clínicas de Estética, é só baixar o ebook “Agenda para Clínicas de Estética, tudo o que você precisa saber!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *